segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Último findeee


Todos os findes aqui foram demais! Às vezes eu paro pra pensar, e refletir se realmente eu fiquei aqui por quase dois meses ou por dois dias. Tudo voou, como se fosse uma daquelas piscadinhas de malícia. Mas me sinto verdadeiramente moçambicana, e ainda não sei se preparada pra voltar. Acredito que a primeira semana no Brasil vai ser difícil, assim como foi a minha primeira semana aqui. Porém, a vida é feita desses vais e vens, e tudo o que se agrega a ela são experiências válidas. Deixando a filosofia de lado, e falando o que eu vim pra falar: tive um fim de semana fixe (como dizem os tugas). Na sexta à noite, fomos conhecer o apartamento da Kia, uma intercambista dinamarquesa. Teve cervejada, uma galera muito legal, bate-papos... enfim, legal pra caramba. No sábado, íamos a um tour pelo bairro Mafalala (já antes citado aqui por mim, mas disse o Hussein que eu iria ver muito mais coisas do bairro). Chegamos cedo ao ponto de encontro, eeeeeee? Não teve tour. Aff. Ok, nos preparamos para o plano B: FACIM. O FACIM é um evento moçambicano de reunião de empresas e serviços. Tem empresas do mundo inteiro, que vem divulgar o nome e a cultura do país proveniente. Claro, o Brasil tava no meio. E lá fui eu pra tenda brasileira, dançar pagode e chupinzar sofá pra descansar. Muito legal! Fomos nos outros países, pedíamos brindes em todas as barracas, bem caras-de-pau. Não mencionei, mas quando digo “nós”, sou eu, Nuno, Cristiano e Hussein, mesma turma que foi pra Namaacha, e que é a minha gang. Então, ganhamos canetas, bonés, fitas pra pendurar coisas no pescoço, revistas, e muita, muita papelada. Onde tinha montinho a gente ia pegando. Ah, sem contar das comidas, que tinha uns petiscos em cada tenda. A que eu mais gostei foi a tenda de Angola, tinha uns pedaços de côco caramelizados que uiiiii, delícia. Fiquei mais tempo ali, of course. Depois de bater muiita perna pela FACIM, fomos ao Estádio Nacional do Zimpeto, onde estava acontecendo a abertura dos Jogos Africanos Maputo 2011. Caraca véééiii, muito shooow! O estádio ficou bem lindo, e com uma boa iluminação, a apresentação ficou muiito legal. Souberam mostrar a essência do país, com ritmo, música, danças ensaiadas e tudo o mais. A galera nas arquibancadas ia à loucura, e eu, claro, fui junto. Saí quase sem voz, de tanto berrar. Mas saímos cedo do lugar, pois sabíamos como seria se saíssemos no fim do evento. Tudo preparado para o outro dia irmos para a Ponta do Ouro, uma praia belíssima daqui de perto. E novamente deu em nada, porque o carro do Bruno, que é o amigo que ia nos levar, pifou, parece. Enfim, no domingo tivemos que nos organizar pra fazermos outras coisas. O lanche que compramos pra levar pra Ponta do Ouro, usamos em um piquenique no Parque dos Professores, e, depois de comer, fomos pra Catembe, que é uma praia aqui em frente, que é só pegar um barco e atravessar. Tomamos umas cervejas por lá e voltamos. Eu e o Nuno, pra não perder o costume, voltamos a pé pro alojamento. Tava podre de cansada, e torrada do sol, porque não passei protetor. Em meio às dores de me virar na cama, capotei bonito. E aí, algumas fotos dos passeios =)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário